Dicas Técnicas

Dança dos Quadrados - Flic-Flac



Existem diversas formas de se fazer o bloco Dança do quadrados (Square Dance) ou Flic-Flac.

As duas perguntas mais comuns na hora de confeccionar o molde são: 1) como eu acho o ângulo de 60 graus e 2) qual será o tamanho dos quadrados para fazer o quadriculado.

Vou mostrar aqui que não é preciso saber como achar o ângulo e como calcular, facilmente, a medida do quadrado.

Para fazer as linhas diagonais, desenhe um quadrado do tamanho que você quer seu Flic-Flac e acrescente borda para costura (ou seja, se eu quiser um bloco de 20 x 20cm, devo desenhar um quadrado com 21,5cm) e marque o centro.

Agora desenhe uma pequena linha partindo do canto superior do seu quadrado. Essa linha será a ponta menor do seu "catavento" (lembrando que o tamanho final da ponta fica 0,75cm para dentro do quadrado, portanto ficará maior do que o que você está vendo). Para 21,5 eu desenhei uma linha com mais ou menos 3,5 cm. Marque essa medida nos quatro lados do seu quadrado.


Ligue as pontas das linhas que você marcou, na diagonal, PASSANDO PELO CENTRO. Se ao ligar as pontas a linha não passar pelo centro, significa que as medidas não estão idênticas. Refaça as medidas.

Pronto, você já tem as linhas diagonais e não importa em que ângulo elas estão. Se achar que o catavento está com uma ponta muito larga, refaça o desenho diminuindo o tamanho da sua linha. Lembre-se que a medida final da ponta está a 0,75cm para dentro da borda, portanto, um pouco mais larga do que você está vendo.

Para ver se o tamanho está bom, recorte as quatro peças do seu quadrado, dobre a ponta à 0,75 para ela ficar com a largura final, monte o catavento e veja se você gosta do resultado. Se não gostou, aumente ou diminua a medida que você usou para a ponta.

Agora precisamos saber qual será o tamanho do quadrado que você usará para fazer o quadriculado. Essa medida é muito simples de se achar. O lado do quadrado é exatamente igual ao comprimento da diagonal do molde que você acabou de desenhar mais 1,5cm. Pronto, não há necessidade de nenhum cálculo ou construção de tabela.

VEJA a demonstração do Cálculo:

Note, no desenho abaixo, que a peça A (azul ) e a peça B (amarela) são iguais e estão exatamente na mesma posição. Portanto, a linha 1 e a linha 3 marcada pela seta em vermelho têm a mesma medida. Se A = B, então, A+C = C+B, ou seja: medida 1 = medida 3 , portanto, medida 1 + medida 2 = lmedida 3 + medida 2 . Ou seja, a diagonal (linhas 1 e 2) do seu molde é igual ao lado do quadrado (linhas 2 e3).

Vamos cortar os blocos prontos diretamente do quadriculado.

Coloque o molde sobre o quadriculado ajustando as linhas do molde com as linhas de costura e desenhe. Se você cortar os quadrados para fazer o quadriculado exatamente do tamanho da diagonal mais a borda de costura, os moldes irão se encostar. Eu prefiro cortar o quadrado do quadriculado um pouco maior, tanto para facilitar o corte, quanto para que a sobra fique com um tamanho reutilizável. Se a sobra ficar muito pequena, acaba indo para o lixo.



Calculando o tamanho da Borda ou Barra do trabalho:

Veja as setas na figura abaixo. Meça a distância entre a ponta da peça e a diagonal como mostra a figura. Acrescente pelo menos 0,75 para a borda de costura. Eu gosto de cortar um pouco maior para facilitar o corte.


Aqui está o quadriculado com a borda e todos os moldes desenhados sobre ele, pronto para o corte
Depois de cortados os blocos, bastará dar um giro e você terá as peças na posição correta para a costura.

Primeiramente costure os blocos dois a dois. Depois costure essas peças duplas também duas a duas e continue a emendar as peças formadas seguindo o arranjo de cores do seu quadriculado original.
Aqui está o trabalho pronto!

14 comentários:

liloca, liloquinha disse...

Muito obrigado, muito útil a tua explicação...
liége

Regina Silva disse...

Marina. Sou a Regina, que nos conhecemos no SENAC, voce é muito atenciosa. Ficou de me informar sobre o EQ6,qual o melhor caminho para compra lembra?
muito obrigado. é muito gostoso estar a seu lado. bjkas

Marina Ugo disse...

Regina, claro que me lembro de você. Para eu poder lhe enviar as informações, preciso do seu endereço de e-mail. Mande uma mensagem para meu e-mail: marinaugo0459@gmail.com

Um abraço

Marina

Anônimo disse...

Marina vc é ótima! o tutorial da dança dos quadrados está perfeito.adorei!! muito obrigada!
abraços.
LU

Juliana Vermelho Martins disse...

Tanto tempo que não visito seu cantinho...
Só porque a gente conversa por telefone, email, toma café (agora matei todo mundo de inveja!!!), passeia no Senac, vai em shopping e fala demais acha que não precisa passar no blog?

Vim, vi e adorei.

Como sempre!!!

(Lembrei agora de uma das nossas primeiras mensagens, já faz anos isso, em que eu comentei seus primeiros PAPs no flickr... Como o tempo passa!!!)

Marina Ugo disse...

Nossa, visita da Juliana e dizendo que gostou do meu PAP? Que emoção. esta noite nem durmo! rsrsrs

Agradeço não apenas à Juliana, mas a todas as amigas que visitam meu blog e deixam um comentário ou me enviam e-mails. É sempre estimulante saber o que vocês estão achando.

beijos

Dora Ferreira disse...

Marina.
Fiz um comentário no orkut e repito aqui agora. Existem pessoas que nasceram para facilitar a vida e você é uma delas. Que a sua luz brilhe por muito tempo.
Obrigada pelos seus ensinamentos.
Beijo
Dora Ferreira

Celia disse...

Muito obrigado,gracias por compartir y enseñarnos tan bien ,un abrazo desde España.Célia

Anônimo disse...

Estive perguntando a uma das minhas professoras de curso sobre a desenvoltura do corte desse molde em outros tamanhos, mas me deixaram em vacuo,mas por um acaso uma moça me recomendou visitar teu blog.
Cara qual não foi minha surpresa me senti grato por ter essa explicação que procurava com uma forma simples e fácil.
Continue sempre assim pois teu trabalho criar incentivos a aqueles que estão apenas engatinhando nessa arte.
Parabéns,

Ramirez

Ana Meireles disse...

Marina

Há muito tempo procuro uma explicação tão clara para se fazer esse trabalho. Muito obrigada pela sua paciência e disponibilidade.

Karin disse...

Muitíssimo Obrigada...passei este domingo quebrando a cabeça para descobrir a relação que existe entre o molde e o tamanho que quero fazer, quando vi que não conseguiria fazê-lo sozinha resolvi procurar...e achei.

Unknown disse...

Amei a sua explicação!Já vi vídeos,mas agora até vou me aventurar!Bjos querida!Muito obrigada!

Michele Andrade disse...

Adorei o post, muito bem explicado. Parabéns!

www.atelierartedecor.blogspot.com

Unknown disse...

UUUUAAAAUUUUUU....
Simplesmente M A R A V I L H O S A esta explicação. Já Já vou passar adiante.
Obrigada!
Gratidão!