Dicas Técnicas

Double Friendship Star - Estrela da Amizade Dupla

Neste vídeo eu mostro o passo-a-passo para a confecção do bloco Double Friendship Star - Estrela da Amizade Dupla.

É um vídeo simples, sem cuidados de produção. Serve apenas como um guia. Espero que as explicações estejam suficientemente claras, mesmo para iniciantes. Gostaria de acrescentar que não mostro com detalhes como obter as medidas das peças para corte. A regra para ocorte de triângulos é a seguinte: para obter 2 triângulos à partir de um quadrado, além de acrescentar 0,75cm de cada lado do quadrado para a costura, será necessário acrescentar mais 1 cm para as bordas diagonais, (o acréscimo de 0,5cm na horizontal/vertical resultarão em 0,75 na diagonal). Então, se houver dois cortes diagonais, deve-se acrescentar 1cm para o primeiro corte e mais 1cm para o segundo. Isto é o que você vai encontrar na maioria das explicações, inclusive no meu vídeo mas, na verdade, o acréscimo para a diagonal seria 1,1cm. Costumamos desprezar esse milímetro porque, além de não termos as divisões de milímetros em nossas réguas, a diferença é de apenas meio milímetro para cada lado. No entanto, ao fazer o segundo corte, já temos 0,2 de diferença, ou seja, quase os 0,25cm, cuja marcação nos é conhecida. Nesse caso, apesar de eu ter dito para acrescentar apenas 2cm para dois cortes diagonais eu, particularmente, prefiro acrescentar 2,25 e acertar qualquer diferença cortando o excesso.

Se vocês tiverem dúvidas, deixem um comentário que eu responderei suas perguntas tão rápido quanto possível.

Ficarei muito contente se vocês puderem me deixar um recado depois de assistir o vídeo. Todas as críticas serão bem vindas. Elas me ajudam a melhorar.

Obrigada por visitar o meu blog.

Este vídeo também pode ser assistido no youtube. A imagem lá é maior.

http://www.youtube.com/watch?v=6L6Rhw5mXAY

17 comentários:

MANUPATCH disse...

Ola Marina
Simplesmente maravilhoso este teu trabalho.Continue por este caminho.Esta e uma lacuna a ser preenchida, que voce esta fazendo com maestria...Parabens
Manu

Unknown disse...

Muito obrigada pelo video, ele esta otimo.
sonia
bjs

Anônimo disse...

Marina
Estou encantada!Este é o 1° vídeo seu que eu assisto e como iniciante posso afirmar que não poderia ser mais "entendível" possível!!!!Voce é uma excelente professora e sua voz clara torna tudo muito mais fácil!!!
PARABÉNS e muito obrigada!
Beijos,
Edcléa Corrêa Perilo (Edy)

Marli Marson disse...

Perfeito, alias como tudo o que voce faz.
Sou sua fã, voce sabe não é????
bjs

Unknown disse...

Marina, parabéns!!!! Amei! Obrigado por esse e os demais videos, estão exelentes.Bjs!!!

Unknown disse...

Marina, você tem uma didática perfeita. Concordo plenamente com a Marli.
beijocas...
Rita Rocco

Anônimo disse...

Que sensação boa deves sentir, por estares dividindo conhecimento.Pois se não dividirmos ele morre... Parabéns e obrigada!

Geisa Villaça Lentini disse...

preciso falar algo????
genial !!!
Obrigada
Bjs
ge

Marina Ugo disse...

Obrigada, meninas. Fico contente que vocês tenham gostado. Já estou preparando outro vídeo...

Rosie disse...

como sempre, tudo ótimo
obrigada e beijos

blog disse...

Mto bom como tuda que vc faz, obriga por conpartilhar. Bjs

Flavia Picolo disse...

Marina, gostei mto do seu blog. Mto obrigada por todas as informações, que aliás são super bem explicadas!!!

Flavia

Unknown disse...

Olá Marina!
Conheci seu blog através de uma amiga e me encantei. Moro em uma cidade pequena, portanto, as dificuldades para aprender patchwork são muito grandes. Aprendi muito pouco do básico e sempre tive muita vontade de fazer estas estrelas que vc ensina aqui, mas achava que nunca iria conseguir, até ver suas explicações. Gostaria de fazer uma almofada com esta estrela, mas não sei como vou colocar a moldura sem cortar as pontas da estrela quando passar a costura.
Muito obrigada por todos os ensinamentos que vc oferece aqui neste blog.
Beijos
verinhalu122@gmail.com

GilSei disse...

cara Marina,

Parabéns!

vou copiar neste post aqui trechos de dois posts anteriores:

1. SIMPLESMENTE MARAVILHOSO: tudo - o bloco, a explicacao, sua generosidade;

2. não sei como vou colocar a moldura sem cortar as pontas da estrela quando passar a costura...

(este fim de semana vi numa exposicao uma linda manta (feita por várias pessoas), com muitas estrelas, mas algumas apresentavam exatamente esse problema, como fazer para evitá-lo?)

grande abraco!

gil

Marina Ugo disse...

Primeiramente, obrigada pelos elogios.

Respondendo às perguntas sobre as pontas das estrelas, é difícil responder apenas com texto, mas vou tentar. Preciso que vocês lembrem-se sempre que sua costura passará à 0,75cm da borda da peça.

Os desenhos aqui no blog, não refletem a realidade em termos de pontas. Elas são desenhadas até a borda mesmo quando, na realidade, deveriam estar aquém da borda, exatamente à 0,75cm de distância.

Imagine um quadrado formado por 2 triângulo, imagine que você fará uma costura na horizontal e outra na vertical, as duas à 0,75cm, o que acontece com a ponta? Faça o desenho e veja: ao fazer as duas costuras você cria uma nova ponta extamente onde as duas costuras se encontram.

Digamos que você costure um quadrado à esse quadrado formado por dois triângulos. Agora você terá um lado da ponta encostada à costura que você acabou de fazer e o outro lado à 0,75cm dela. Isso porque a borda livre de costura, quando for finalmente costurada, "comerá" esses 0,75cm e também se encostará na ponta.

Para você ter sempre a certeza de que não vai cortar as pontas dos triângulos, certifique-se de que a próxima costura passe imediatamente acima da ponta ou, havendo duas costuras perpendiculares, que ambas se encontrem exatamente na costura diagonal que formará a ponta.

Acho que preciso fazer os desenhos para vocês entenderem melhor. Vou colocar isso na minha lista de coisas a fazer, está bem?

abraços

Marina

gislaine disse...

Olá Marina!!! Adoro patch e vou sempre atrás de novas ideias. O seu blog é o mais explicativo que já pesquisei!!! Nunca me deparei com tanto carinho e dedicação como o seu!!! Parabéns, vc é de mais!!!Os seus videos são muito bem explicadinho, amei!!! Um gde abraço, Gislaine

Anônimo disse...

Marina, boa tarde
Achei um espetáculo o seu vídeo. Ainda bem que existem pessoas como você que desvenda os mistérios do patch para nos. O do caleidoscópio também achei fantástico.
Um grande abraço.
Marta Maria