Dicas Técnicas

EQ - Que assunto do EQ você gostaria de ver produzido em vídeo?

Caso você tenha alguma dúvida específica ou precise de ajuda em algum tópico do EQ, deixe seu comentário neste blog que eu os levarei em consideração no momento de produzir novos materiais.

15 comentários:

Anônimo disse...

Boa noite, Marina Ugo. Que bom que você está desprendida em ensinar, (a nós leigos em EQ5).
Marina adoro, seu trabalho, parabéns.
Tenho todas as dúvidas no EQ5, mas com esses maravilhos vídeos, estou apredendo muito.Sou de Brasília-DF
Fui aluna de Deolinda Moraes, só que ele nos deixou, é a vida.
Tudo que vc publicar sobre o EQ5, para mim será novidade e maravilhosoooooo....
Muito obrigada pela sua dedicação.
Beijos........

Unknown disse...

Marina, ja consegui fazer 2 projetos um de cabana de toras e um de blocos quadrados e retangulares que queria fazer. Acho que tem jeito de criar um, mas como nao sabia, escolhi blocos diferentes e fiz mais ou menos.Agora preciso da paleta do Maluhy pra fazer com meus tecidos.Achei o bargello muito dificil, talvez até porque eu nao goste muito, mas assistindo aprendi mais algumas coisinhas.
Fiquei super feloz e nao saio mais daqui. Pareço criança com livro de "figuras".
Bjs e muito obrigada.

Unknown disse...

Oi Marina, eu tentei fazer o download da paleta do Maluhy, consigo abrir, mas nao sei como colocá-la dentro do EQ. Se vc puder me ajudar ficarei agradecida.
Bjo

Valéria disse...

Olá Marina,

Adoro seu trabalho.
Você é maravilhosa.

Gostaria de saber como posso adquirir um programa do EQ5.
Abraços.

Obrigada

Valéria Gregores
cutequilt.blogspot.com

Marina Ugo disse...

Valéria,

Você pode comprar diretamente do site www.electricquilt.com . Aqui no Brasil, quem pode lhe informar sobre venda do EQ5 é a Sandra Pagano.

Deixe um recadinho no Blog dela:
http://panocompano.blogspot.com/

abraços

Viviane Ruivo disse...

Marina, faz tempo q "brinco" com o EQ5, mas como meu tempo é muito curto, nunca fui mais a fundo. Qdo descobri seus tutoriais, muitaS respostas surgiram às minhas dúvidas. Mas uma coisa q eu já fiz, mas não lembro como é: como salvar um projeto em outro formato q não seja no eq? Ou seja, criei um projeto e quero enviar pra alguém por email, com todas as opções pra ela imprimir (bloco, fondation, etc...) Se puder responda no meu email tb viviart@gmail.com
Muito muito obrigada por compartilhar conosco!

Marina Ugo disse...

Vivi,

Agora fiquei curiosa, pois não conheço nenhuma outra forma exceto salvar como imagem ou salvar como pdf. Nenhuma das duas formas vai permitir que a pessoa que recebe o arquivo "mexa" nele. Esses dois tipos de arquivo são exclusivamente para impressão.

Para imagem você usa a ferramenta "export snapshot" cujo ícone é uma máquina fotográfica. Esse procedimento cria uma imagem de cada vez em bmp, imagens de blocos ou quilts. O problema é que não se pode "fotografar" a página que mostra os moldes e outras formas prontas para impressão. Para essas, você pode usar a alternativa de salvar como pdf.

Salvar como pdf não é uma opção do EQ, você tem que ter um programa ou uma impressora virtual pdf. Para produzir meus arquivos em pdf eu tenho uma assinatura do programa da Adobe, ( a versão gratuita não permite salvar em pdf, só abrir e ler os arquivos em pdf) mas você pode encontrar alguns "sharewares" (programas que você pode baixar gratuitamente, mas o criador espera que, caso você goste, você pague o que ele pede pelo programa - geralmente um valor baixo) ou "freewares" - (programas gratuitos de fato - o autor pode pedir uma contribuição cujo valor você determina). Não conheço nenhum, especificamente, você precisa fazer uma pesquisa na internet. Havia uma "impressora" pdf no próprio windows, nas versões mais antigas, mas, desde que passei a usar o adobe, ainda quando o windows estava no início da versão 98, não sei mais nada sobre isso (eu sempre "entrego" minha idade quando falo sobre tecnologia, rsrsrs)

Sinto não poder ajudá-la,

abraço

Marina Ugo disse...

Eliana,

Mil perdões, seu pedido passou despercebido. Você fez uma pergunta em janeiro e estamos em final de agosto.

Não sei como ajudá-la especificamente com a paleta do Fernando Maluhy porque não a conheço. Para qualquer paleta, no entanto, basta você ter os tecidos no seu sketchbook e usá-los em um projeto. Salve o projeto. Com o projeto na tela, abra libraries ->palette library -> my palette -> show sketchbook... Aparecerão todos os tecidos usados no projeto. Salve e você terá uma palette com esses tecidos. Era isso mesmo que você gostaria de saber?

abraço

Celia disse...

Muchas gracias por ayudarnos a manejar el EQ5 al no saber inglés es dificil,un abrazo desde Barcelona (España)

Rose V. Becker disse...

Marina, realmente tenho aprendido muito com sua ajuda.
Estou progredindo bastante, mas emperrei em um quesito.
Consigo fazer meu projeto, mas na hora de imprimir os moldes, eles saem em tamanho muito pequenos.
Onde determino o tamanho dos moldes?
P.S. Sua explicação de Marca D'agua está nota mil.

Roseli

Marina Ugo disse...

Rose,

Na tela de impressão tem o quadro - tamanho do bloco (size). Você deve preencher a janela width (largura) e height (altura) com as medidas do seu bloco.

Você pode, também, escolher "size from quilt" (tamanho que está no quilt) se você estiver com o quilt na tela antes de ir para a janela de impressão. Com o quilt na tela, clique num bloco para marcá-lo. Vá para File, Print, Block e daí é a mesma coisa, a única diferença é que a janela "size from quilt" que aparece em cinza (não disponível) quando você está imprimindo diretamente do bloco, estará disponível para escolha.

Espero que dê para entender.

Paula disse...

Olá. Gostaria de saber se crazy quilt e crazy patch são a mesma coisa. Se não, qual a diferença entre as duas técnicas.
Paula.

Marina Ugo disse...

Paula,

Crazy Patchwork ou crazy quilting são usados, muitas vezes, relacionados à mesma técnica. Na verdade a técnica é Crazy Patchwork que gera um Crazy Quilt (quilt quer dizer colcha ou peça de qualquer tamanho produzido com três elementos, um forro, um recheio e um topo, que pode ou não ser feito usando-se o patchwork. Essas três peças são costuradas juntas com costuras à mão ou à maquina, chamada de quilting, feita sobre a peça acompanhando as linhas de costura do patchwork ou formando novos desenhos)

Crazy patch é o patch ou retalho que se usa para montar o Crazy Patchwork. Recebe esse nome não apenas porque é o elemento que compõe o crazy patchwork, mas por ter tamanhos irregulares e cores diferentes, às vezes, até texturas diferentes.

Aqui no Brasil temos a tendência de abreviar as palavras buscando a simplificação. No entanto, a abreviação de patchwork para patch e de quilting para quilt, levam ao erro porque essas abreviações já existem como palavras inglesas autônomas e com significado diferente do pretendido pelas brasileiras.

abraço

Fatima Maia disse...

Oi. Preciso muito aprender a fazer apostilas como as que voce tem na aula de video de blocos, Como faço. Voce pode me ajudar? Desde ja agradeço.

Marina Ugo disse...

Obrigada a todas por visitar o meu blog e pelos elogios. Fico sempre muito contente quando vejo os comentários.

Farhamar,

Não sei como ajudar no seu caso. Não é algo que eu possa simplesmente responder aqui. Aprender a construir apostilas e aprender a criar vídeos é algo que leva tempo. Não aprendi fazendo nenhum curso ou em livro que possa indicar. Meu conhecimento destas coisas é uma conjunção de fatores: estudo, aplicação e experiência de muitos anos. REalmente sinto não poder ajudar você nisso.

abraço