Dicas Técnicas

EQ5 - Aula 1 - parte 1 - Introdução

Primeiros Passos - Aula 1 - Parte 1

Esta é uma nova experiência para mim: criar aulas em vídeo. Este vídeo tem todas as deficiências de uma produção amadora.

O EQ é um software relativamente fácil de se usar e oferece muitos recursos, no entanto, por estar em inglês, muitas pessoas acham-no intimidante. Resolvi criar vídeos para que essas pessoas possam explorar esta excelente ferramenta de criação de peças em patchwork e quilting.

Não tenho nenhum vínculo com a Electric Quilt Company, proprietária do software. Para ter certeza de não estar infringindo a lei de direitos autorais, solicitei e obtive autorização para usar o EQ como assunto de minhas aulas.

Minha intenção é ir oferecendo vídeos sobre o EQ, continuadamente, na medida do possível. Como primeira tentativa, produzi o que seria o passo-a-passo para quem nunca abriu o EQ5 e o chamei, com toda a obviedade, de "Primeiros Passos". Dividi a aula em partes para facilitar a sua produção e postagem. Para aqueles que já têm experiência devo dizer que postarei, alternadamente, aulas básicas e aulas avançadas. Espero que essas aulas ajudem alguns de vocês. Optei pelo EQ5 e não pelo EQ6, porque acredito que assim estarei atendendo a um número maior de pessoas.

Resolvi postar a primeira parte antes mesmo de produzir a segunda e terceira para apressar o processo. Não demorarei a postar as outras partes.

Deixe seus comentários e perguntas e perguntas específicas sobre o conteúdo deste vídeo nesta postagem. Caso você tenha alguma dúvida sobre o EQ5 ou EQ6 ou precise de ajuda em algum tópico que não está neste vídeo, não deixe seu pedido ou pergunta aqui, deixe-o na postagem que fiz especificamente para esse fim. Se você postar suas perguntas e pedidos aqui, você corre o risco de eu ignorá-las porque minha pesquisa de novos temas será feita sempre naquela postagem.

Em tempo: eu não tive nenhuma preocupação com o design na criação do quilt. Escolhi blocos e tecidos aleatoriamente, apenas suficientemente adequados ao propósito da aula.

Espero que vocês gostem.

Marina Ugo


13 comentários:

Cynthia disse...

Nossa!!! Que máximo esse passo-a-passo!! AMEI! E olha que eu entendo inglês, mas confesso que até hoje não tinha me animado a usar o EQ por ficar perdidinha nele. Vou aguardar ansiosamente as próximas video-aulas.
Parabéns!!!

Marina Ugo disse...

Obrigada Cynthia. Fico contente que os vídeos estejam ajudando. Vou continuar produzindo vídeos sempre que tiver tempo livre. abraço

Anônimo disse...

Marina sensacional
Olá Marina,
Eu já vou divulgar na minha comunidade Eu Adoro PatchWork.
Adorei. Eu já fiz o curso mas seu trabalho auxilia e muito.
Agradeço vc vai conseguir "consultoria" com a empresa, vou torcer por isto.
Parabéns por fazer este projeto.
Bjcas Iara Escobar

Marina Ugo disse...

Obrigada, Iara, por sua ajuda na divulgação. Fiquei lisonjeada com suas palavras. bjs

ana graca disse...

Olá Marina,
Parabéns! Estou encantada com seu trabalho. Obrigada por compartilhar o que aprendeu. Ainda não percorri nem metade do caminho e já estou impressionada. Tenho o EQ5 e só usava um mínimo, sabendo que algum dia eu iria aprender mais.E ... no finalzinho de 2007, encontrei você...FELIZ ANO NOVO. Ana

LUKA disse...

Adorei!!!!!VC é 1000 mesmo hem!
Como é bom conhecer pessoas com essa generosidade em compartilhar seus conhecimentos.
Isso leva tempo, trabalho e dedicação.
Vc não tem ídéia do bem que está me fazendo.
Beijos e mil obrigados.
Ps:Me cadastrei só pra deixar esse recado.

Anônimo disse...

uau! q aula 1000!!!!!!!!!!!!
Agora vou ficar babando pelas proximas!!!!!!!!!!!
parabens!!!!!!! vc é show!
obrigada por compartilhar algo tao especial conosco!
Claudinha

Poliana disse...

Marina fantastica sua aula, para mim que não sabia nada fiquei com agua na boca pra ter mais aulas, muito obrigada por dividir com a gente seus conhecimentos. []´s Poli

Anônimo disse...

Oi Marina, tinha o EQ5 mas não sabia mexer, aí me deparei com seu blog e que aula maravilhosa...olha muito obrigada por essa carinho com nós, iniciantes.
bjs
Tania

Lia Rosabel disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Lia Rosabel disse...

Marina!
Você é muito especial mesmo!!! Alguém que toma seu tempo para ensinar tantas coisas maravilhosas assim, no amor, é alguém preciosa mesmo! Estou amando suas aulas; recém te descobri... hehehe.
Este EQ vai me ajudar muito!
Super abraço!
Com carinho
Lia Rosabel

CrisFedatto disse...

Olá Marina. Depois de tempos fazendo e aprendendo a desenhar os blocos que gosto, comprei o EQ5 mas não sei lidar com ele. Fiz esta primeira aula junto com vc e estou gostando,pois a maneira que explica me deixa confortável para lidar com este programa. Hoje estou encerrando esta aula, mas amanhã voltarei para a segunda e mais contente poir ter encontrado o que procurava por aqui. Obrigada, de coração
Cris

Dayse Teixeira disse...

Prezada Marina,
Parabéns por seu espírito solidário. Compartilhar o que sabemos é a maior prova de desprendimento. Sua iniciativa é linda. Ajuda a quem precisa ou deseja saber. E as suas aulas são simplesmente fantásticas.
Tenho paixão por patchwork, e só agora, poderei dedicar-me a essa arte. Existe algum revendedor do EQ% no Brasil? Estou interessada em adquirir o software. Desde já agradeço.
Um grande abraço,
Dayse.